sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

O Regresso

"Casta, orvalhada da mesma frescura que humedecia a fruta nos seus pomares, Leiró acordava de uma grande noite de sono e de sonho. O primeiro fio de fumo subia já da lareira do João Rã, o madrugador da povoação. Erguia-se branco, preguiçoso, tímido da aragem fria da manhã. Mas, logo que chegava a céu aberto, tomava respiração, alargava os braços e diluía-se voluptuoso no éter perfumado do mar. Dos quinteiros nasciam vozes confusas da Babel animal. E da esquadria honesta dos portais, larga e franca, iam surgindo caras humanas e cristãs, levedadas para nova romaria de suor.
À distância de um tiro de espingarda, a medida que agora melhor conhecia, Ivo olhava e analisava aquele despertar. Sentado numa fraga de granito, a trouxa de roupa pousada ao lado, com o olho que lhe restava ia fotografando as fases sucessivas por que passava o casario e a vida da terra onde nascera. Talvez porque a via assim, só de um lado, precisamente o do coração, parecia-lhe que a entendia melhor agora, que a visão binocular de outrora destrinçava e empobrecia o sentido das cousas, incapaz de abraçar no mesmo amor o execrável e o santo."

De um escritor que se dirige desta forma aos seus leitores (Setembro de 1945): "Tomei o compromisso em teu nome, o que quer dizer em nome da própria consciência colectiva. Na tua ideia, o que escrevo, como por exemplo estas histórias, é para te regalar e, se possível for, para te comover. Mas quero que saibas que ousei partir desse regalo e dessa comoção para te responsabilizar na salvação da casa que, por arder, te deslumbra os sentidos".

Espero a vossa participação!

5 comentários:

celia disse...

"Sentado numa fraga de granito,..."

Ainda que hesitando, arrisco Miguel Torga...

Existente Instante disse...

É e dos Novos Contos da Montanha.
Tão Terra, Tão Vida, Tão Mundo-Universo Torga! Tão Homem!
Uma Urze e um Jasmim em forma de raminho montanhês para si Vida Suspensa. Pode ser das fragas do Marão, ou da Arrábida. Escolha.

Anónimo disse...

Agora, é mais fácil.
"O Regresso" é o título do conto. A obra faz parte, como não podia deixar de ser, do Plano Nacional de Leitura.
Este é um autor que ficará para sempre... sem dúvida!

IA

Sara Oliveira disse...

Espero que apreciem as minhas escolhas; obrigada por terem participado (Célia, você foi muito rápida n resposta). Obrigada pelo ramo montanhês que me relembra, as razões que me levaram a escolher esta cidade para viver. A minha alma nómada de vez em quando tem dúvidas e vontade de mudar...
Obrigada, também, pela inspiração.

celia disse...

Não tão rápida assim...
Sinto que nem sequer deveria ter hesitado...
Parabéns por estes desafios.
Espero que continue a colocá-los com frequência.